Indicador de Consumo de Energia Elétrica

O gráfico abaixo apresenta o indicador de consumo de energia elétrica produzido pelo FGV CERI em suas três versões: COVID (MM7), Mensal e Trimestral.

O gráfico abaixo possui algumas funcionalidades:

  1. É possível verificar as informações de uma observação apenas repousando o mouse em um ponto da curva.
  2. Além disso, é possível filtrar uma ou mais curvas por vez pressionando o mouse no respectivo quadrado da legenda (segurando a tecla SHIFT para selecionar mais de uma curva por vez). Para desfazer a seleção, basta dar um duplo clique em qualquer um dos quadrados.
  3. Para selecionar o período de observação dos dados basta, no segundo gráfico (inferior), selecionar uma janela de tempo clicando e arrastando o mouse para que a janela temporal se mova no gráfico superior. Para desfazer a seleção, basta dar um duplo clique no gráfico inferior.
  4. Por último, os resultados do gráfico podem ser salvos no botão "..." ao lado direito da legenda.






Indicador Trimestral

O Indicador de Consumo de Energia Elétrica em sua versão trimestral é um indicador de consumo de energia elétrica excluindo o efeito de fatores fortuitos, como sensação térmica, efeitos calendário e efeitos sazonais. O objetivo é ter informações sobre a atividade econômica 60 dias antes da divulgação do PIB (IBGE).

Ler artigo com a metodologia.


The quarterly edition of the Electricity Consumption Indicator is a measure of electricity consumption adjusted for the factors that usually accounts for a high share of load variability, such as thermal sensing, seasonal and calendar effects. It provides a portrait of the economic activity with a 60 days shorter lag time than the official GDP released by the IBGE.

Read paper with methodology.