Indicador de Carga

O gráfico abaixo apresenta o indicador de consumo de energia elétrica produzido pelo FGV CERI em suas três versões: COVID (MM7), Mensal e Trimestral.

O gráfico abaixo possui algumas funcionalidades:

  1. É possível verificar as informações de uma observação apenas repousando o mouse em um ponto da curva.
  2. Além disso, é possível filtrar uma ou mais curvas por vez pressionando o mouse no respectivo quadrado da legenda (segurando a tecla SHIFT para selecionar mais de uma curva por vez). Para desfazer a seleção, basta dar um duplo clique em qualquer um dos quadrados.
  3. Para selecionar o período de observação dos dados basta, no segundo gráfico (inferior), selecionar uma janela de tempo clicando e arrastando o mouse para que a janela temporal se mova no gráfico superior. Para desfazer a seleção, basta dar um duplo clique no gráfico inferior.
  4. Por último, os resultados do gráfico podem ser salvos no botão "..." ao lado direito da legenda.






Indicador COVID

O Indicador de Variação da Carga de Eletricidade em sua versão COVID é um indicador de consumo de energia elétrica expresso em média móvel semanal que exclui (e controla) o efeito de fatores fortuitos, como sensação térmica, efeitos calendário e efeitos sazonais. O objetivo é auxiliar na identificação do efeito da pandemia no consumo de energia elétrica e, consequentemente, na atividade econômica.

O Indicador Posto refere-se ao período de 11 às 17 horas. A escolha desse horário se deu para captar o efeito da quarentena no consumo de energia elétrica durante o período comercial e de trabalho. Representa um primeiro passo para o entendimento do efeito da atividade econômica no consumo de energia elétrica.


Ler artigo com a metodologia.